Acupuntura

A acupuntura é uma modalidade terapêutica que engloba, através da colocação de agulhas em diferentes partes do corpo, o tratamento e a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

A acupuntura pode ser usada localmente, para o tratamento de dores regionais, ou à distância, para o tratamento de diversas condições clínicas, através dos meridianos correspondentes às região afetadas, seguindo, assim, os princípios da Medicina Tradicional Chinesa. 

A acupuntura dói?

Dói um pouco, pois a passagem da agulha pela pele causa uma sensação de punção e um pequeno desconforto. Porém, basta olhar para a espessura das agulhas de acupuntura para se perceber que elas são muito mais finas que uma agulha de injeção; portanto, a dor resultante é muito menor. 

A agulha de acupuntura é como um fio de metal flexível e fino. Depois de perfurar a pele, a agulha pode ainda produzir uma sensação que os acupunturistas chamam de chegada do “Chi”, que é um pequeno choque ou sensação de peso no local. Após a colocação das agulhas, não há, em geral, mais dor e a pessoa pode relaxar e até dormir.

Quanto tempo dura a sessão?

A sessão de acupuntura poderia ser tão rápida que, em 20 minutos, o paciente estaria pronto para ir embora. Porém, o relaxamento, obtido com a inserção das agulhas, é altamente desejável. Assim, na maioria das vezes a sessão dura em torno de 30 a 50 minutos. Ao usar técnicas diversas de acupuntura, tais quais a acupuntura auricular, as ventosas e o uso das agulhas na parte da frente do corpo e no dorso, o tempo da sessão pode aumentar um pouco.

Quanto tempo leva o tratamento?

Essa é uma pergunta com resposta extremamente variável, pois depende, em última análise, do desequilíbrio de cada um ao início do tratamento. O que se observa, em geral, é que os resultados da acupuntura costumam aparecer em torno da quinta ou sexta sessão, necessitando-se no mínimo de cerca de dez sessões para se ter uma boa idéia de para onde o paciente está caminhando. Em geral, pacientes jovens costumam ter respostas mais rápidas e mais duradouras ao tratamento. Alguns pacientes, por exemplo, podem chegar com queixa de dor de cabeça há mais de 15 anos, e após três meses de acupuntura, apresentar uma remissão completa dos sintomas, sem recidivas.

Os efeitos da acupuntura são duradouros?

Quando o paciente consegue mudar alguns aspectos prejudiciais do seu estilo de vida, tais como alimentação desequilibrada, estresse excessivo, falta de sono, de exercícios físicos ou postura incorreta, a duração dos efeitos da acupuntura é muito maior. Por exemplo, no tratamento de tendinites do braço, a dor pode desaparecer com a acupuntura, mas se o paciente continuar digitando no computador, usando uma cadeira muito baixa, um monitor muito alto, sem apoio para as mãos e sem intervalos para descanso, é certo que a dor vai voltar, pois digitar com má postura por horas a fio, é como correr uma maratona sem preparo físico.

Em alguns casos, o que se observa é a tomada de consciência , pelo paciente de seu processo de adoecimento. Esse não é apenas um ato racional, mas, muitas vezes, intuitivo. Pequenas mudanças de comportamento podem gerar resultados impressionantes, contudo essas mudanças não são sempre óbvias ou claras. Através da acupuntura, apontam-se novos caminhos para o funcionamento físico e mental, porém a manutenção desses novos caminhos depende do momento, do ritmo e da percepção de cada um.

A acupuntura cura doenças graves?

A acupuntura pode ter efeitos notáveis na fisiologia do corpo. Alguns desses efeitos podem ser sentidos no funcionamento dos órgãos e sistemas, no relaxamento muscular e no controle da ansiedade. Entretanto, doenças que já estão enraizadas profundamente, com mudanças estruturais do organismo, dificilmente podem ser revertidas pela acupuntura. No máximo, a acupuntura poderá amenizar a dor, alguns dos sintomas e o sofrimento causados por tais doenças, porém sem a intenção de curá-las.

Acupuntura no Oriente e no Ocidente

No Oriente, a acupuntura faz parte da cultura e da tradição. Conta-se que os antigos médicos chineses eram pagos pela comunidade para evitar que seus integrantes adoecessem. Quando alguém daquela comunidade caia doente, o salário do médico era suspenso. Ou seja, o importante era promover a saúde, mais do que remediar as doenças. Hoje em dia, na China, tanto a Medicina Tradicional, quanto a Medicina Moderna, nos moldes ocidentais, têm seu lugar na sociedade. Os hospitais e ambulatórios costumam apresentar as duas modalidades, e os pacientes são encaminhados para uma ou para a outra conforme a necessidade. De qualquer modo, crianças, adultos e idosos são igualmente beneficiados pelo tratamento da acupuntura.

No Ocidente, a acupuntura vem sendo assimilada rapidamente, tornando-se cada vez mais uma opção ou um complemento à medicina clássica. No Brasil, a acupuntura é especialidade médica, sendo já utilizada em grandes centros médicos. Nos EUA o National Institutes of Health (NIH) deu respaldo científico para seu uso no tratamento de diversas condições clínicas. Há experiências sendo feitas na Europa, usando a acupuntura para o tratamento de infertilidade feminina, cólicas menstruais e alterações do ciclo menstrual. O uso da acupuntura para o tratamento da dor é bastante difundido, pois acredita-se que a liberação de endorfinas e cortisol internos sejam os responsáveis pelo aumento do limiar da dor.

A comprovação científica dos efeitos benéficos da acupuntura é apenas um dos aspectos de sua introdução no Ocidente. O interesse crescente nas antigas práticas da Medicina Tradicional Chinesa. mostra a necessidade de um entendimento global e integrado do ser humano no meio em que vive.

Inscreva-se para receber novidades!

ENDEREÇO

Rua Simão Álvares, 941
Pinheiros - São Paulo-SP

Telefone

11 3813-5080
11 3815-5066
11 98228-8192